Passou o tempo e o clima da Península Ibérica alterou-se, passando a ser mais quente e seco. Alguns animais desapareceram, como a rena e o mamute, que eram a base da alimentação do homem primitivo. O homem descobriu a domesticação dos animais e dedicou-se à pastorícia,e descobriu a agricultura.
Como lançou as sementes à terra, teve de esperar pelas colheitas. Tornou-se então sedentário, ou seja, passou a viver permanentemente no mesmo lugar. Construiu habitações mais resistentes para suportar os difíceis meses do Inverno.
Surgiram, assim, os primeiros aldeamentos, perto dos campos cultivados, cercados para as comunidades melhor se defenderem dos animais selvagens e dos grupos inimigos.
Fabricou novos utensílios como a enxada, o arado e a foice , para trabalhar na agricultura e inventou novas actividades como a cestaria e a olaria, para transportar e armazenar os alimentos que produzia. Inventou a tecelagem para poder fazer o seu vestuário,aproveitando a lã dos animais e protegeu-se do frio.
Sem comentários:
Enviar um comentário