quinta-feira, janeiro 13, 2011

Passatempos - podes aprender brincando

http://www.ribatejo.com/hp/passatempos/mostra_actividade.asp?cod_passa=207

 http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/3.agro_pastoris_cloze.htm

http://www.prof2000.pt/users/maria_soa/excomunidades1.htm

O Culto da Natureza e o Culto dos Mortos

Como agricultor e sedentário, o Homem estava muito dependente da Natureza. A chuva, o sol e o vento podiam ser benéficos ou destruir as culturas. Começou então a adorar essas forças da Natureza, prestando-lhes culto e oferecendo-lhes animais e produtos. Para exercer os seus rituais construiu, com grandes pedras (megalítos), os seus locais de culto - os cromeleques e os alinhamentos.

Para prestar o culto aos seus mortos, o homem deste período construi, também com grandes pedras, antas ou dólmens, onde os enterrava. Os dólmens eram sepulturas colectivas onde os mortos eram colocados em posição fetal (como o bebé na barriga materna) junto com os seus adornos. Pensavam que assim ele poderia renascer.
 Também colocou grandes pedras ao alto, para marcar o seu espaço territorial. A essas pedras chamamos menhires ou menires.

Vê uma citânia na Península Ibérica

As Comunidades Agro-Pastoris

Os primeiros aldeamentos das comunidades agro-pastoris chamam-se castros ou citânias. Podemos encontrar alguns vestígios destes em Portugal. As casas eram, geralmente, redondas, e cobertas de colmo. As aldeias eram cercadas por muros, para defesa da comunidade.
Observa as imagens.


As Comunidades Agro-Pastoris

Passou o tempo e o clima da Península Ibérica alterou-se, passando a ser mais quente e seco. Alguns animais desapareceram, como a rena e o mamute, que eram a base da alimentação do homem primitivo. O homem descobriu a domesticação dos animais e dedicou-se à pastorícia,e descobriu a agricultura.
Como lançou as sementes à terra, teve de esperar pelas colheitas. Tornou-se então sedentário, ou seja, passou a viver permanentemente no mesmo lugar. Construiu habitações mais resistentes para suportar os difíceis meses do Inverno.
Surgiram, assim, os primeiros aldeamentos, perto dos campos cultivados, cercados para as comunidades melhor se defenderem dos animais selvagens e dos grupos inimigos.
Fabricou novos utensílios como a enxada, o arado e a foice , para trabalhar na agricultura e inventou novas actividades como a cestaria e a olaria, para transportar e armazenar os alimentos que produzia. Inventou a tecelagem para poder fazer o seu vestuário,aproveitando a lã dos animais e protegeu-se do frio.